sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Pós doutorado em Análise Biogeográfica da Biodiversidade Amazônica (Aves e Primatas) usando dados genômicos.


 
Vaga para 1 pesquisador que irá contribuir com o projeto "Dimensions US / Biota São Paulo - Assembly and evolution of the Amazonian biota and its environment: an integrated approach", co-financiado pela FAPESP, NSF e NASA.

 A Amazônia é o maior centro de diversidade e endemismo da Terra, contendo o maior ecossistema de água doce do mundo e contribuindo substancialmente para a regulação do clima do planeta. Apesar de sua importância, ainda temos um conhecimento incompleto acerca de como este bioma se desenvolveu ao longo do tempo, o que limita nossa habilidade de compreender impactos futuros da perda de biodiversidade e de mudanças climáticas. O presente projeto procura entender a história evolutiva e ambiental da Amazônia durante os últimos 10 milhões de anos através de uma abordagem comparativa integrando sistemática, filogenia, filogeografia, genética de populações, estrutura e função de ecossistemas, geociências e história paleoambiental.
O candidato deve preferencialmente ter formação em genética de populações, filogeografia, filogenia e/ou análises de diversificação da biota Neotropical e conhecer a literatura sobre a história ambiental do Neotrópico. O candidato também deve ter alguma experiência em análises de dados genômicos, particularmente dados obtidos com sondas para elementos ultraconservados (UCE), mas também uma noção sobre outros tipos de dados genômicos. Um bom histórico de publicacões em revistas internacionais e habilidades em programação e estatística também são esperados. O bolsista selecionado irá analizar conjuntos de dados de genômica populacional de aves e primatas Amazônicos para abordar questões biogeográficas e testar hipóteses sobre a formação e evolução da biota Amazônica; interagir com geólogos e paleoclimatólogos para interpretar padrões e processos biogeográficos, e divulgar seus resultados em publicações internacionais de alto impacto e em conferências científicas. 
Detalhes da vaga: A bolsa deve ter início em Fevereiro ou Março de 2016 e ter duração até agosto de 2017, com possibilidade de renovação até atingir 24 meses no total. O bolsista estará baseado no laboratório do Dr. Diogo Meyer (IB-USP), mas, devido ao caráter multidisciplinar e colaborativo do projeto, deve trabalhar conjuntamente com os grupos da Dra. Camila Ribas (INPA, Manaus), do Dr. Alexandre Aleixo (MPEG, Belém) e do Dr. Tomas Hrbek (UFAM, Manaus). O candidato também estará em contato direto com os parceiros internacionais, Dr. Joel Cracraft (AMNH, New York, USA), Dr. John Bates (FMNH, Chicago, USA) e Dr. Jean Boubli (Univ. Salford, UK).
Valores: O salário mensal é de R$ 6,143.40 (FAPESP) e inclui Reserva Técnica no valor de 15% do salário anual para cobrir despesas relacionadas à pesquisa. Despesas de deslocamento serão cobertas para candidatos de fora do estado de São Paulo. Detalhes podem ser encontrados em http://www.fapesp.br/en/5427.
Candidaturas: Enviar uma carta de interesse, currículo, até 3 publicacões relevantes e os nomes de três contatos que possam fornecer cartas de recomendação para o email amazonianbiota@gmail.com até dia 31 de dezembro de 2015.
Consultas informais podem ser feitas para Diogo Meyer (diogo@ib.usp.br), Camila Ribas (camilaribas@inpa.gov.br), Alexandre Aleixo (aleixo@museu-goeldi.br), e Tomas Hrbek (hrbek@evoamazon.net)

Nenhum comentário: