terça-feira, 21 de maio de 2013

Wallace online

Em 2013 fazem 100 anos da morte de um dos maiores naturalistas da história, Alfred Russel Wallace. Co-autor da "teoria da evolução", Wallace também é considerado um dos pais da Biogeografia e foi pioneiro na observação de padrões espaciais de distribuição da diversidade biológica na bacia Amazônica. Em 1852 ele publicou um artigo intitulado "On the monkeys of the Amazon" na série Proceedings da Zoological Society of London, no qual introduziu a hipótese de rios como barreira para distribuição de espécies na Amazônia. Em especial, destacou o papel dos rios Negro, Amazonas e Madeira como barreiras geográficas para a distribuição de macacos.


Este e outros trabalhos são frutos de uma viagem que o naturalista iniciou aos 25 anos na floresta Amazônica viajando pelos rios Amazonas e Negro entre 1848 e 1852. Wallace observou e descreveu alguns costumes dos povos indígenas e das cidades por qual passou, e realizou extensa coleta e documentação de dados sobre a biodiversidade de espécies. O relato completo desta viagem pode ser lido no livro "A narrative of travels on the Amazon and Rio Negro".


" An earnest desire to visit a tropical country, to behold the luxuriance of animal and vegetable life said to exist there, and to see with my own eyes all those wonders which I had so much delighted to read of in the narrative of travellers, were the motives that induced me to break through the trammels of business and the ties of home, and start for 
'some far land where endless summer reigns '."
(prefácio de "A narrative of travels on the Amazon and Rio Negro", A. R. Wallace - 1853)

Diversas publicações e ilustrações científicas de Alfred R. Wallace estão atualmente disponíveis online para download em http://wallace-online.org/.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Discussão do Artigo "The historical biogeography of Mammalia" - Springer et al. 2011.

Olá a todos,

bom, retomando as discussões de Biogeografia, convido a todos para participar da discussão do artigo " The historical biogeography of Mammalia" - Springer et al. 2011.

Fig. 5 - Hipóteses alternativas para a dispersão dos ancestrais de Platytthine (macacos do Novo Mundo) e Caviomopha (roedores do Novo Mundo).


O artigo discute um pouco como os diferentes métodos de análise biogeográfica podem influenciar os resultados e propõem um panorama comparado para a diversificação dos mamíferos placentários.

A reunião irá acontecer no dia 22/05, as 14h no auditório do BADPI.

Quem tiver interesse é só entrar em contato e participar.

Abraços e até lá,